domingo, 15 de agosto de 2010

O COMPANHEIRO VASCO (Ano2005)

Pela morte de Vasco,o Companheiro
do Povo,a que eu julgo pertencer,
expresso o meu pesar,o meu sofrer,
pela pêrda dêste amigo verdadeiro.

No passado Maio,enviei minha saudação
e os meus Parabéns e votos de felicidade,
ao Companheiro Vasco,cuja amizade,
é p'ra mim,motivo de enorme gratidão.

Êle era p'ra mim,o meu confidente,
a quem confiava os meus sentimentos,
os meus desabafos,os meus lamentos,
que eu lhe enviava em poesia corrente.

E suas missivas que guardo zelosamente,
eram,p'ra mim,um incentivo,um estimulante,
para desabafar em poesia simples corrente,
e ao Companheiro Vasco,enviá-la confiante.

Eu,um simples trabalhador emigrante,
orgulho-me de ter tido a franca amizade,
do Companheiro Vasco,cuja celebridade,
ficará na História como egrégio gigante.

Perdi de facto um amigo inesquecível,
mas mais perdeu o Portugal d'Abril,
o Companheiro Vasco,de entre muitos mil,
foi um Militar d'Abril,incorruptível.

Vasco Gonçalves,o corajoso General,
a quem o Povo chamou Companheiro,
foi,do 25 d'Abril,um indefectível pioneiro,
e como tal,obteve da Reacção,ódio mortal.

Eu que tencionava dar-lhe um abraço,
no próximo mês de Julho,em Portugal,
lamento que a Morte,um destino fatal,
tivesse levado êste amigo,no seu regaço.

Agora já não tenho um confidente,
que me compreenda e me dê alento,
p'ra expressar minha ideia e sentimento,
e sinto a falta de sua missiva convincente.

Escrevia meus desabafos em triplicado,
um, para mim próprio certamente,
outro para meus filhos,evidentemente,
e o terceiro p'ra Vasco,o Companheiro amado.

Sem comentários:

Enviar um comentário