quinta-feira, 4 de novembro de 2010

PORTUGUESISMO (Ano2008)

Como tenho antena parabólica,
tenho agora a oportunidade,
de conhecer melhor a habilidade
da RTP,e sua acção estrambólica.

Estrambólica também significa singular,
nos seus programas para os emigrantes,
que presentemente tal como dantes,
são forçados a deixar o pátrio-lar.

São gente citadina,ou camponesa,
para quem a Pátria-Mãe foi madrasta,
fugindo à penúria,de Portugal se afasta,
enfrentando na estranja,a incerteza.

As chamadas Portuguesas Comunidades,
espalhadas pelas mais variadas Nações,
diz-se que são à volta de cinco milhões,
os emigrantes com suas particularidades.

Especialmente a gente campesina,
apesar de forçada à emigração,
dominada p'la religiosa superstição,
continua adepta da cristã doutrina.

Segundo mostra a RTP internacional,
dos portugueses emigrantes,a maior parte,
na estranja,com algum engenho e arte,
todavia consegue amealhar algum capital.

Da RTP internacional,o portuguesismo,
manipula o sentimento dos emigrantes,
e presentemente tal como era dantes,
continua influente o cristão fariseísmo.

Na Holanda,onde sou imigrante,
já passados quarenta e quatro anos,
verifico que o núcleo dos «lusitanos»,
alinhou com a Burguesia impante.

Pois com o farisaico cristianismo,
cada um que trate da sua salvação,
e muito operário tornado patrão,
agora é partidário do Liberalismo.

Apesar de tudo,quero aqui destacar
o facto de a RTP internacional,
mostrar as belas paisagens de Portugal,
que eu gostaria imenso de visitar.

Nota: Já não tenho a antena parabólica que fui obrigado pelo Senhorio,a retirar da parede.

Sem comentários:

Enviar um comentário